sexta-feira, 21 de março de 2014

Conselhos pactuam ações de prevenção à violência escolar


O Conselho da Comunidade de Balneário Camboriú (CCBC), no dia 13 de março, esteve em reunião com o Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, onde foram pactuadas ações de prevenção à violência escolar. Participaram os Conselhos Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas (COMAD), Conselho de Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho de Educação (CONSEME), Secretaria de Gestão em Segurança e Incolumidade Pública, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Entre as ações pactuadas pelos conselhos, está o desenvolvimento da Prevenção à Criminalidade, que atenderá crianças e adolescentes nas redes de ensino público e privada do município, que tenham sido vítimas ou tiveram envolvimento com a criminalidade. Também será implementado o levantamento de dados documental que servirá de diagnóstico, referente as ocorrências relacionadas às indisciplina e violência escolar no município.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou dados da Pesquisa Internacional Sobre Ensino e Aprendizagem (Talis) feita em 2010. Os índices mostram que dos 200 dias letivos, apenas 140 dias são utilizados pelos professores para transmitir o conteúdo e os 60 restantes são desperdiçados pela indisciplina e violência em sala de aula. O Brasil aparece no topo da lista das nações que menos têm tempo para aplicação do conteúdo.

Diante desses dados, o presidente do Conselho da Comunidade (CCBC), Paulo Roberto de Souza, enfatiza a importância destas parcerias que possibilitarão ações de entendimento e desmistificação da violência escolar, “Ao entendê-la, percebemos que ela difere da violência nas ruas, insere-se no seu meio, alimenta-se da sua dinâmica e de seus vícios”, acrescenta. O presidente aponta que a partir da compreensão da violência no âmbito escolar e por meio das ações de prevenção, o medo pode ser convertido pela cultura da paz e segurança.

Mais informações com o presidente do Conselho da Comunidade, Paulo Roberto de Souza, pelo telefone (47) 8883-7594.

Prefeitura de Balneário CamboriúConselho da Comunidade
Texto: Gerusa Florencio (estagiária)
Foto: Cedidas por Paulo Roberto de Souza
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário