quinta-feira, 27 de março de 2014

Concurso de redação e desenho vai combater o bullying nas escolas

Após a temática ser trabalhada em sala de aula, alunos do pré ao 9º ano participarão de um concurso de desenho e redação.

TNOnlineDa redação - Com informações da Prefeitura de Apucarana

Credito:Foto: PROFETA ( Foto: PROFETA)

Com a presença do promotor da Vara da Infância e Juventude, Gustavo Marinho, foi lançado nesta quarta-feira (26/03) , no salão Nobre da Prefeitura de Apucarana, o I Concurso Municipal de Combate ao Bullying e o Cyberbullying. A ação faz parte da campanha “Faça amizade, não faça bullying”, criada para enfrentar a problemática em escolas da rede municipal e estadual de ensino. Após a temática ser trabalhada em sala de aula, alunos do pré ao 9º ano participarão de um concurso de desenho e redação.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Autarquia Municipal de Educação (AME), Núcleo Regional de Educação (NRE), Vara da Infância e da Juventude, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Polícia Militar. O lançamento da campanha contou com a presença de representantes das entidades parceiras, enquanto o Poder Legislativo foi representado pela vereadora Aurita Bertoli.
O promotor Gustavo Marinho afirma que a campanha é uma oportunidade para conscientizar sobre a gravidade desta conduta e posteriores consequências. “Provoca mal-estar e estimula a violência. Há casos registrados no Brasil e em outros países que até acabaram em homicídio ou suicídio”, afirma. Marinho avalia ainda que a iniciativa poderá contribuir para a melhoria do ambiente nas unidades de ensino e também para a diminuição da evasão escolar. “Existem situações em que os estudantes não querem ir mais à escola por serem vítimas de bullying, seja por repetidas brincadeiras de mau gosto, por piadas com as características de determinada pessoa ou por outras condutas do gênero”, observa o promotor.

De acordo com Caio Augusto Pezarini Salinet , presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), professores das 36 escolas municipais e das 18 estaduais de Apucarana já participaram de um treinamento. “Agora, esse grupo vai multiplicar a informação nas escolas e, durante cerca de  2 meses, a temática será trabalhada junto aos alunos”, explica.

O resultado do concurso será  divulgado no dia 23 de maio, quando vai ocorrer a solenidade de premiação, no Cine Teatro Fênix. Os trabalhos deverão ser encaminhados para a comissão julgadora até o dia 16 de maio. Os desenhos serão feitos por alunos do pré ao 3º ano, enquanto as redações serão desenvolvidas por estudantes do 4º ao 9º ano. . De acordo com o regulamento, a premiação será por séries, sendo que os primeiros lugares de cada ano receberão um troféu e os segundos e os terceiros lugares ganharão medalhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário