sexta-feira, 7 de abril de 2017

Dia Nacional de Combate ao Bullying é celebrado no dia 7 de abril

CORREIO WEB

Da redação com Assessorias - Redação
Nesta sexta, 7 de abril, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Bullying. O número de casos de jovens submetidos a situações de humilhação cresceu, de acordo com a pesquisa do IBGE sobre a saúde do estudante brasileiro. Os estudos apontam que quase metade dos entrevistados já sofreu algum tipo de agressão ou humilhação no ambiente escolar. O número de alunos que se sentiram assim saltou de 35,3% para 46,6%, em comparação com a pesquisa realizada em 2012. A data também é dedicada em memória às vítimas do massacre em uma escola de Realengo, no Rio de Janeiro, em 2011. 
Embora o termo inglês bullying só tenha sido incorporado ao cotidiano das escolas brasileiras em anos recentes, os relatos de violência têm assombrado cada vez mais diferentes instituições de ensino.  
Loise Rizzieri, consultora pedagógica, avalia que o suporte da escola na criação de uma rotina de ação preventiva, capaz de estimular o diálogo e as relações de respeito, é o principal caminho para prevenir este tipo de comportamento. Segundo Rizzieri, o primeiro passo da escola é procurar ouvir os alunos atentamente sobre reclamações bem como saber reconhecer e também interferir diretamente nos grupos, o quanto antes, para quebrar a continuidade da prática. “É necessário também assegurar medidas de conscientização, prevenção e diagnóstico, tais como a construção de regras de disciplina para a classe, de acordo com as necessidades”, explica.
 (Divulgação)
A consultora pedagógica destaca que o bullying pressupõe uma situação de agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas com dificuldades em se defender. Os alvos costumam ser jovens e crianças inseguras, com baixa autoestima e retraídas tanto na escola quanto no lar. “Não podemos generalizar e dizer que tudo é bullying. Situações como discussões ou brigas pontuais,conflitos entre professor e aluno ou aluno e gestor não são considerados bullying. O fenômeno acontece quando a agressão ocorre entre pares, colegas de classe ou de trabalho, por exemplo”, alerta.

Lei de prevenção e combate à pratica

A Lei 13.185 que entrou em vigor em fevereiro de 2016, instituiu o Programa de Combate à Intimidação Sistemática em todo o território nacional. O texto estabelece que professores e equipes pedagógicas sejam capacitados para desenvolver ações de prevenção e solução do problema. Além disso, pais e familiares serão orientados para identificar vítimas e agressores. Outro ponto presente no projeto é a realização de campanhas educativas e o fornecimento de assistência psicológica, social e jurídica às vítimas e aos agressores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário