segunda-feira, 28 de abril de 2014

Top do jiu-jítsu mundial, Gabi diz que luta evitou revidar bullying na infância

Gabi Garcia, que tem oito títulos mundiais, disse no Corujão do Esporte que mudou radicalmente os hábitos para alcançar seu próximo desafio: entrar para o UFC


Por Rio de Janeiro
Gabi Garcia, jiu-jítsu (Foto: Arquivo Pessoal)Gabi Garcia em treino de muay thai (Foto: Arquivo Pessoal)
Quem gosta luta já está acostumado a ver os campeões brasileiros de jiu-jítsu, ou de diversas artes marciais, migrarem para o MMA, a arte marcial mista. Já com as mulheres, essa transição é quase não acontece. No entanto, se depender da dedicação de Gabi Garcia, brasileira atual número 1 do mundo jiu-jítsu, com oito títulos mundiais - quatro na categoria acima de 74kg e quatro no absoluto, vamos ter uma brasileira lutando no UFC em breve. Em participação no programa do Corujão do Esporte, Gabi diz que sempre gostou de lidar com cobranças e, que aprender algo novo, a deixa mais motivada. Além disso, a lutadora de 1,87m recorda que entrou no mundo da luta quando criança para evitar revidar as agressões dos colegas de escola que implicavam com sua condição física. 

- As pessoas esperam sempre um show de você. Se você não finaliza, perguntam por que não finalizou. Eu sempre lidei muito bem com a cobrança porque eu entrei no esporte porque eu sofria bullying -  disse. 
Surpreso com a declaração da atleta, Flávio Canto, que lutou judô por muitos anos, ficou curioso. 
- Mas quem tinha coragem de fazer bullying com você? -  brincou.
 - Eu não era forte, era uma gordinha. Eu entrei no esporte porque eu batia nas crianças, eu revidava aquela agressão que hoje é bullying, naquela época não era. Hoje eu pago para não entrar numa briga. Essa é a questão da arte suave, da mente e de corpo. 
Gabi Garcia
 - Eu não era forte, era uma gordinha. Por isso acho o esporte tão importante na vida. Eu entrei no esporte porque eu batia nas crianças, eu revidava aquela agressão que hoje é bullying, naquela época não era. Eu era gordinha e mexiam comigo. Ai eu entrei no jiu-jítsu, depois no judô, e ali eu achei um caminho. Hoje eu pago para não entrar numa briga. Essa é a questão da arte suave de mente, de corpo. 
O ex-lutador Flávio Canto, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas (2004), heptacampeão sul-americano de judô e vencedor de diversos outros títulos, também concordou com a importância da luta na infância.

- Eu sempre sugiro para os meus amigos colocarem os filhos em uma atividade de luta. Porque todo mundo em algum momento passo por isso, eu passei por bullying, mas é uma maneira de você se defender sem brigar.
Gabi Garcia, jiu-jítsu (Foto: Arquivo Pessoal)Gabi Garcia (Foto: Arquivo Pessoal)
A atleta que representa a Alliance e o Corinthians decidiu assumir esse desafio, mas não vai abandonar o jiu-jítsu. 

- Eu decidi que queria aprender algo novo, e na verdade não é aquilo: Ah! A Gabi esta indo para o MMA. Isso surgiu porque eu queria aprender, e aprender é sempre bom. Eu não sabia boxear, no muay thai achei que eu nunca ia chutar, agora estou aprendendo a chutar. Estou me sentindo uma criança no parque de diversões aprendendo coisa nova. 
Até agosto, quando deve acontecer a primeira luta de Gabi no MMA, ela tem que perder 10 KG. Com 1,87m ela já chegou a pesar mais de 100kg.Justamente pelo porte físico, seria difícil conseguir lutas nas artes marciais mistas. Mas aos poucos Gabi percebeu que seria possível. Mudou radicalmente os hábitos alimentares e hoje apresenta um corpo mais atlético.
- Eu faço acompanhamento com o meu médico. Eu faço o acompanhamento todo com meu médico. Todos os dias eu ligo para o Dr. Paulo Muzy.  Eu tenho muita vontade de comer, não doce, mas salgado. Eu sempre fui gordinha e tenho que manter a dieta. Eu tive uma vontade de comer um pão de queijo um dia, liguei para ele, ele falou: vem para cá e me dá um soco.  Ai eu pensei (risos), acho que não posso mesmo. Então eu estou muito focada na dieta para conseguir. Eu vou tentar, estou dando meu máximo. Aonde eu vou, vou com marmita, acho que vou conseguir. Se não conseguir, vou estar ali perto, e espero que minha adversária aceite lutar mesmo assim (risos) -  disse . 
- Acho que esse deve ser o grande desafio, não? Achar alguém para lutar com você, mas deve ter alguma louca aí…(risos) -  brincou Flávio Canto.  
 
MOMENTO DESCONTRAÍDO
Em determinando momento do programa o apresentador Flávio Canto convocou Natália, do vôlei, a lutadora Gabi Garcia e atriz Samantha para ficarem de pé. A diferença de altura entre Samantha e as atletas é gritante. Flávio perguntou para a atriz onde estão os melhores perfumes, nos frascos pequenos ou grandes. Para não ficar em desvantagem, ela brincou. 
- Eu acho que estão nos maiores. Não me traga esse problema, Flávio (risos). Com certeza estão nos maiores - brincou.

Em entrevista ao Combate.com, Gabi Garcia contou um pouco sobre a grande mudança que aconteceu na sua vida e a dificuldade e os conflitos diários da perda de peso. Confira a entrevista com ela no Combate. 
Lutador Gabi Garcia no Corujão do Esporte (Foto: Daniel Cardoso)Lutador Gabi Garcia no Corujão do Esporte (Foto: Daniel Cardoso)

Nenhum comentário:

Postar um comentário