domingo, 13 de abril de 2014

Bullying e violência nas escolas são temas de capacitação no MPE

Coordenadores pedagógicos e gerentes de escolas públicas estaduais e municipais participaram de uma capacitação sobre violência nas escolas. A atividade faz parte da campanha “Conte até 10 nas escolas. Valente é quem não briga”, realizada pelo Ministério Público do Estado do Piauí (MPE-PI).

No evento, foram proferidas palestras sobre Tribunal do Júri, enfrentamento à violência nas escolas, valorização da vida, bullying, entre outros. Após o aperfeiçoamento, os coordenadores vão multiplicar os conhecimentos para professores e alunos em escolas da rede pública de ensino e realizarão uma semana contra violência nas escolas, que está prevista para o fim do mês de maio.

De acordo com o juiz José Carlos Amorim, que proferiu a palestra sobre bullying, a iniciativa é muito importante, sobretudo, devido aos números crescentes de casos de violência em escolas do interior. “Nosso papel como magistrado é zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes e garantir que a lei seja aplicada” afirma.

“Na nossa comarca, recebemos muitos casos bem peculiares sobre bullying e discriminação e para que a gente não perca a guerra contra a violência nas escolas, não basta só ficar atrás de mesas, devemos encarar este problema de frente e tentar efetivar ao máximo a justiça” reforça José Carlos Amorim.

Segundo a educadora física Efigênia Rodrigues de Lima, que representou a secretaria de Educação de Demerval Lobão na palestra, a implantação da campanha “Conte até 10 nas escolas” irá integrar outras ações que a secretaria já vem realizando, como Pelotão Mirim e o programa Mais Educação.

“É campanha muito positiva, pois além de possibilitar que crianças e jovens conheçam mais sobre mais sobre as formas de violência, discriminação e bullying e de quais as conseqüências, a campanha possibilitará que eles se aproximem mais dos fóruns de suas cidades” destaca Efigênia.

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania, promotora Lia Burgos, explica que grande parte dos homicídios são cometidos por impulso e que este número é bem maior na faixa etária entre 15 a 24 anos. A promotora explica, portanto, que a campanha visa atingir exatamente alunos com essas idades.


redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário