segunda-feira, 7 de março de 2011

Universitários voluntariam-se contra violência escolar

A CooLabora, cooperativa de consultoria e intervenção social, e a Universidade da Beira Interior, vão lançar um programa de voluntariado para os estudantes universitários promoverem acções contra a violência nas escolas da região.

Os organizadores esperam juntar um grupo até 20 voluntários para intervir "em cinco escolas do concelho junto de alunos a partir dos 10 anos e até ao ensino universitário inclusive", explicou à Lusa, Graça Rojão, técnica social. A intervenção "vai centrar-se na dinamização de jogos pedagógicos nos recreios escolares, tendo em vista prevenir problemas como o bullying ou a violência no namoro", sublinhou. O objectivo passa por "reforçar a capacidade dos alunos e alunas de resolução não-violenta de conflitos".

A iniciativa intitulada Ubicool está incluída no Ano Europeu do Voluntariado e da Cidadania Activa. De acordo com Graça Rojão, as fichas de inscrição de voluntários já estão disponíveis e a Coolabora pretende "desafiar os jovens universitários a realizar actividades de promoção de uma cultura de paz e de não-violência em contextos educativos".

A partir do momento em que se inscrevam, "os voluntários são convocados para uma reunião inicial e um processo de selecção". Daí em diante, realiza-se um trabalho em conjunto coordenado pela Coolabora, concluiu.

Fonte: DN Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário