sábado, 19 de março de 2011

Governo pondera programa antibullying em todas as escolas

O Governo está a preparar um Plano Nacional de Segurança Escolar para aplicar no próximo ano lectivo e pretende introduzir um programa antibullying em todas as escolas do país, anunciou fonte do Ministério da Educação.

«Estamos a ultimar um Plano Nacional de Segurança Escolar. Vamos tentar implementar no próximo ano lectivo. Diz respeito à segurança na sua vertente mais lata», disse a directora do Gabinete Coordenador de Segurança Escolar (GCSE), Paula Peneda, em entrevista à agência Lusa.

Segundo a responsável, este plano está relacionado com planos de emergência, com a segurança física e humana e terá nuances tendo em conta a realidade de cada estabelecimento de ensino.

«As escolas terão que adoptar este plano para evitar riscos externos e internos», adiantou a intendente Paula Peneda, que antes de liderar o GCSE, a partir de 2009, esteve à frente da Equipa de Missão para a Segurança Escolar, criada em 2007.

Uma das propostas que o GCSE fez ao Ministério da Educação prende-se com um programa antibullying abrangente, para aplicar da pré-primária até ao final da escolaridade obrigatória em todas as disciplinas, estando a sua compra atualmente a ser negociada com o Governo finlandês.

«O professor vai passar uma mensagem às crianças de que a escola é um lugar de bem-estar, um lugar para aprender, para conviver, para fazer amigos e não um lugar de repressão ou para [os alunos] estarem oprimidos, sem falar directamente de bullying», explicou.

Em relação a esta matéria, Paula Peneda defendeu que «não dá resultado dar lições de bullying» aos alunos e sublinhou que este programa recebeu recentemente um prémio das instâncias europeias.

Outra das propostas que foi feita ao gabinete da ministra Isabel Alçada é o alargamento ao 7.º e 8.º anos de escolaridade o tema «cidadania e segurança», actualmente ministrado como um módulo apenas a alunos do 9.º ano, no âmbito da disciplina de Formação Cívica.

«Fizemos uma avaliação muito positiva deste módulo. Aconselhámos as escolas a chamarem bombeiros, protecção civil e PSP para falarem sobre segurança. Talvez não seja alargado na fórmula de modo, mas esperamos que seja ministrado transversalmente em várias disciplinas», disse Paula Peneda, ressalvando que ainda não é certo o alargamento a partir do próximo ano lectivo.

Fonte: Sol/Lusa - Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário