domingo, 7 de novembro de 2010

Seminário discutiu o bullying e a prevenção à violência nas escolas

As secretarias estaduais da Segurança Pública e Defesa Social e Educação promoveram ontem, sábado (06/11), o Seminário Intersetorial de Prevenção à Violência nas Escolas, voltado aos conselheiros comunitários, oficiais e comandantes da Polícia Militar do Ceará.

O encontro aconteceu nesta manhã, no Instituto Felippo Smaldone, localizado no bairro Joaquim Távora. Além do seminários, os conselheiros participaram do minicurso sobre Lideranças Proativas e Planejamento Estratégico/Sistêmico.

O objetivo do seminário é fazer um diagnóstico da violência nas escolas, bem como envolver as forças amigas a promover a cultura de paz nas comunidades.

Segundo o coordenador da Coordenadoria de Defesa Social, Francisco Erivaldo, o papel da Seduc é orientar os conselheiros, que também são líderes comunitários, sobre a melhor metodologia a ser aplicada para diagnosticar a questão da violência nas escolas.

Para tratar deste assunto foram convidados dois consultores de desenvolvimento humano e organizacional, Flávio Mesquita e Marlúcia Mesquita.

O coordenador acrescenta ainda que a violência nas escolas tem se retratado de diversas formas, por meio de agressões físicas ou verbais, ou destruindo o patrimônio escolar. Atualmente a agressão mais freqüente é o bullying, que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro ou outros alunos.

Capacitação No minicurso serão abordadas temáticas ligadas as competências de liderança exigidas para o novo perfil de líder empreendedor, no que se refere à mobilização, apoiando as políticas de segurança pública e defesa social.

A aula será ministrada pelo capitão da PM Weibson Braga, especialista em gerenciamento de projetos.

“Seguindo uma abordagem interativa e prática os participantes vivenciarão momentos importantes para a sua atuação diária, seja no âmbito pessoal ou profissional”, destaca Weibson Braga.

Para Weibson Braga as principais questões a serem trabalhadas no mini-curso são: a proatividade enquanto líderes comunitários, a definição sobre quais suas prioridades de atuação, a melhor maneira de gerenciar seu tempo, bem como inspirar seus liderados para obter a colaboração no dia-a-dia nas comunidades.

“As lideranças precisam saber comunicar-se para repassar suas ideias para a comunidade”, ressalta Weibson. A previsão é de que aproximadamente 300 conselheiros participem da capacitação.

Também foram convidados os comandantes do 5º e 6º Batalhão, além de oficiais e do comandante do Ronda do Quarteirão, Weresleik Matias.

A Seduc realizou o seminário no último mês de setembro, onde o público-alvo eram professores e alunos.

Fonte: PGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário