quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Ministério Público lança cartilha anti-bullying em SP

Da Redação, com Rádio Bandeirantes

cidades@eband.com.br

O Ministério Público do Estado de São Paulo acaba de lançar uma cartilha anti-bullying, como parte da campanha “Bullying Não É Legal”. O objetivo é informar promotores de Justiça da área de infância e juventude e professores do ensino fundamental.

De acordo com coordenador da área de educação do Ministério Público de São Paulo, Luis Antônio Miguel Ferreira, as agressões mais comuns são as físicas e as verbais. “O emocional da criança fica abalado”, lembra o corrdenador. Ele também lembra sobre o uso da internet para intimidar uma criança.

O bullying pode ser caracterizado como um ato infracional, já que, na maioria das vezes, envolve agressão, calúnia e ameaça. Dessa maneira, é tipificado como delito em âmbito penal.

A prática está presente em todas as classes sociais e não vê diferenças entre escolas particulares ou públicas.

Para pais e mães, o bullying também é um transtorno, já que eles assistem ao filho sofrer e muitas vezes precisam transferi-lo de escola. Segundo Ferreira, os responsáveis pelos agressores devem alertá-los da má conduta. Os pais das vítimas devem ficar atentos a sinais de que o filho está sendo intimidado.

Segundo o coordenador, quando a criança apresenta baixo rendimento escolar, finge estar doente pra faltar às aulas, volta da escola com roupas ou livros rasgados, aparece com hematomas ou ferimentos, os pais devem agir.

Redação: Maria Alice Rangel Vila

Nenhum comentário:

Postar um comentário