terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Alunos mais protegidos e seguros em 11 escolas da rede municipal de ensino

Suporte será dado por 44 agentes da Guarda Municipal



Os estudantes de 1º ao 9º ano da Escola Municipal Professora Karin Barkemeyer, no bairro Vila Nova, receberam convidados especiais no primeiro dia de aula de 2015. Os guardas municipais Natã Carlos Estevam Bezerra e Vinicius Bernardo Oliveira iniciaram as atividades se apresentando aos funcionários, corpo docente e alunos.

A dupla logo tratou de ler o Projeto Político Pedagógico, o regimento único da rede municipal de ensino e se informar sobre a gestão disciplinar da unidade.

A relação das 11 escolas foi definida pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Polícia Militar. Os primeiros 44 agentes de Joinville dão suporte a 11 escolas (confira lista abaixo).

Em duplas, atendem seis escolas da zona Sul e cinco escolas da zona Norte nos turnos matutino e vespertino. O efetivo passou por quase seis meses de qualificação: quatro meses na Academia de Polícia Civil (Acadepol), em Florianópolis, e um mês de formação continuada para agentes de trânsito na cidade.

Os guardas usam camiseta branca com emblema e calças jeans até todo o processo de licitação dos equipamentos e uniformes ser finalizado. Por isso, focam no levantamento de dados. "Priorizamos ações preventivas nas escolas por termos um efetivo pequeno. Depois de conhecermos os ambientes, faremos triagem dos problemas e vamos buscar soluções junto à comunidade escolar. Aos poucos, vamos estender nossa atuação a outras escolas", explica Estevam.

As duplas já estão nas escolas desde quarta-feira (4/2), mapeando áreas e identificando pontos críticos a partir de conversas com professores. O diretor da escola Karin Barkemeyer, Francisco Austregésilo de Oliveira, comemora a colaboração. “Nossa escola fica perto do binário do Vila Nova. Temos um trânsito complicado. É essencial darmos essa sensação de conforto e segurança aos pais”, comentou.

Garantir boa interação e criar vínculos com professores, estudantes e a comunidade faz parte dos trabalhos preliminares dos agentes. "Mas queremos que a população entenda que a Guarda Municipal não é só monitoramento ao patrimônio público e atendimento a ocorrências. Teremos atuação comunitária, conscientizando e precavendo crimes", destaca Vinicius.

O efetivo já dispõe de cinco viaturas. Além disso, a dupla competência habilita-os a auxiliar outros órgãos de segurança pública, como Polícia Militar e agentes de trânsito. Devidamente equipados, os guardas poderão estender atividades às ruas. Porém, a atuação rotineira em praças e bens públicos acontecerá somente após novo concurso público e ampliação do grupo.

A Guarda Municipal é coordenada pelo comandante Atanir Antunes e fica no prédio da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot), na rua XV de Novembro, 1.383, bairro América (Cidadela Cultural Antartica).

Relação das escolas municipais atendidas

Professor Orestes Guimarães, Boehmerwald
Professora Karin Barkemeyer, Vila Nova
Amador Aguiar, Ulysses Guimarães
Dom Jaime de Barros Câmara, Comasa
Professora Eladir Skibinski, Parque Joinville – Aventureiro
Prefeito Baltasar Buschle, Parque Guarani
Professor Oswaldo Cabral, Petrópolis
Enfermeira Hilda Anna Krisch, Jardim Iririú
Professora Rosa Maria Berezoski Demarchi, Jardim Paraíso
Pauline Parucker, Boehmerwald
Doutor Ruben Roberto Schmidlin, Morro do Meio

Fonte: Governo de Joinville/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário