quinta-feira, 1 de junho de 2017

Dia Mundial da Criança: Colégio de Gaia alerta para «bullying» na escola

AGÊNCIA ECCLESIA 

Escola Católica, com projeto educativo próprio, vai celebrar dia da instituição


Vila Nova de Gaia, 01 jun 2017 (Ecclesia) – O Colégio de Gaia, na Diocese do Porto, assinala hoje o Dia Mundial da Criança com a apresentação do projeto pedagógico ‘Deixa o Bullying Só’, pelas 14h30, no auditório do Centro Paroquial de Mafamude.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o Colégio de Gaia informa que o projeto em questão, de alerta e de prevenção sobre “bullying em contexto escolar”, é da autoria do cantor João Só, que vai estar na sessão desta quinta-feira.
A ação no Dia Mundial da Criança é direcionada para os alunos do 1.º e 2.º ciclo de escolaridade da instituição de ensino católica de Vila Nova de Gaia.
João Só vai ainda apresentar uma nova canção “criada especialmente” para o Dia Mundial da Criança 2017.
‘Deixa o Bullying Só!’ explora a realidade do bullying em contexto escolar a partir de quatro histórias diferentes, retratadas em banda desenhada: “A perspetiva do/a agressor/a, a perspetiva da vítima, a perspetiva das testemunhas, que optam por adotar uma posição de neutralidade, e a perspetiva virtual, com um caso de Cyberbullying”.
Em entrevista à Agência ECCLESIA, o diretor do Colégio de Gaia deu destaque ao dia da instituição que vai ser assinalado esta sexta-feira, dia em que todas as turmas do 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico “vão para a rua distribuir flores e mensagens”.
Já os alunos “mais pequeninos” vão às turmas do secundário levar a mesma “mensagem de esperança e alegria”, acrescenta o padre António Barbosa.
Do programa festivo consta ainda um almoço com a presença do bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, o presidente do município gaiense, entre outros convidados, e a entrega de diplomas aos alunos do 4.º, 6.º e 9º ano, ao final da tarde, e aos “mais de 300” finalistas do secundário, à noite, no auditório do Seminário de Vilar.
A escola fundada nos anos 30 do século XX, em Vila Nova de Gaia, Diocese do Porto, apresenta uma vasta oferta educativa e procura reposicionar-se a partir da sua identidade católica.
“São todos os dias 1500 alunos portadores de uma mensagem de alegria que queremos que levem do colégio para fora, com os valores cristãos que defendemos, para os pais, amigos, paroquias”, desenvolveu o entrevistado.
O colégio é uma das nove escolas em Portugal que tem planos curriculares próprios, onde os manuais também são da responsabilidade dos seus professores.
A oferta são 13 cursos de 11 áreas, cada um dividido em componente geral, componente cientifica – “duas disciplinas que podem ser bienais ou trienais” – e um “grande grupo” de 10 disciplinas ao longo dos três anos, e ainda têm 33 laboratórios para os alunos.
“Trabalhamos com 250 grandes empresas. 95 por cento dos alunos vão para a universidade ou têm emprego nos primeiros seis meses”, realça o diretor do Colégio de Gaia.
PR/CB

Nenhum comentário:

Postar um comentário