domingo, 14 de dezembro de 2014

Mark Zuckerberg teme que um botão 'não curti' gere bullying no Facebook

Quantas vezes você desejou que houvesse um botão “não curti” no Facebook? Durante o segundo evento de Q&A ao vivo do Facebook, Mark Zuckerberg respondeu mais perguntas da plateia sobre os planos e ações da rede social e logo de cara foi questionado sobre a possível inclusão do "dislike". Zuckerberg reconheceu que há momentos em que o "like" não é a melhor opções, mas compartilhou de suas opiniões e temores sobre o 'não curti', que, segundo ele, poderia gerar conflitos e bullying online.
Mark Zuckerberg (Foto: divulgação)Mark Zuckerberg explica ausência do botão dislike no Q&A (Foto: Divulgação/Facebook)
Apesar de reafirmar que a rede social dificilmente terá o botão, Zuckerberg disse que a equipe está avaliando outras formas dos usuários demonstrarem emoções além do botão 'curtir'. “Muitas vezes, as pessoas compartilham momentos tristes ou assuntos culturais e sociais que nos fazem sentir um desconforto em clicar no botão ”curti”. Curtir não é o sentimento apropriado quando alguém perde um ente querido ou está passando por dificuldades”, reconheceu Zuckerberg ao público presente.
Para o fundador do Facebook, a maior preocupação da equipe com a nova funcionalidade é que ela traga uma série de consequências desagradáveis aos usuários, causando resultados negativos, conflitos e podendo até gerar cyberbulling na rede social com mais de um bilhão de pessoas. Uma verdadeira bomba social na Internet.
“Tenho a sensação de que se tivesse um botão dislike, ele traria resultados sociais negativos. Se você não gosta de algo, provavelmente há algo a dizer a respeito, então é melhor comentar", explica.
Porém, o assunto é muito discutido entre os desenvolvedores e, para Zuckerberg, falta alguma ferramenta que ajude os usuários a se expressarem em situações tristes em que não faz sentido 'curtir'. Resta esperar pelo que a rede social vai criar para preencher essa lacuna na plataforma.
O vídeo completo com as declarações de Mark Zuckerberg está diponível, em inglês, em um post no perfil do executivo no Facebook (facebook.com/video/zuck).
* Colaborou Gabriella Barreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário