segunda-feira, 24 de junho de 2013

Vitória é capital com maior prática de bullying nas escolas, diz IBGE

Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar entrevistou 2.140 estudantes.
Levantamento mostra que 27,5% já praticaram bullying na escola.


Leandro NossaDo G1 ES
Vitória possui o maior percentual de estudantes que praticaram bullying entre as capitais do Brasil, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números fazem parte da segunda edição da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE). Os resultados mostraram que 27,5% praticaram algum tipo de bullying com colegas na escola, levando-os a ficarem magoados, incomodados ou aborrecidos, nos últimos 30 dias anteriores a pesquisa.
A segunda edição da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) do IBGE foi realizada entre abril e setembro de 2012, a partir de convênio entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Ministério da Saúde, com o apoio do Ministério da Educação. Em Vitória, a PeNSE entrevistou 2.140 escolares do 9º ano do ensino fundamental em 64 escolas e 88 turmas e, também, os diretores ou responsáveis pelas escolas. Integraram a amostra da pesquisa as escolas com mais de 15 alunos matriculados no 9º ano, em turmas regulares diurnas.
Segundo a pesquisa, em Vitória, 8,1% dos estudantes afirmaram que sempre ou quase sempre se sentiram humilhados por provocações. Os percentuais foram maiores entre estudantes do sexo masculino com 9,1% do que no feminino com 7%.
Envolvimento em briga com armas
Vitória possui o maior percentual entre as capitais da Região Sudeste de estudantes que se envolveram em brigas com armas de fogo. O envolvimento em brigas com arma de fogo foi declarado por 7,6% dos escolares, sendo também mais frequente em alunos do sexo masculino com 10%, do que do feminino com 5%, sendo 8,4% para estudantes de escola pública e 6% de escolas privadas.
Números nacionais
Mesmo sendo proibido pela legislação brasileira, 27,1% dos estudantes com idades entre 13 e 15 ano que cursam o 9º ano do ensino fundamental em escolas públicas e particulares do Brasil afirmaram ter dirigido um veículo motorizado. Dentre os que admitiram ter digirido nos últimos 30 dias antes do momento da pesquisa, a proporção é de 38,6% para o meninos e 16,6% para as meninas. A Região Norte apresentou o maior porcentual (34,7%), seguida por Nordeste (31,5%), Sul (29,7%), Centro-Oeste (27,6%) e Sudeste (22,4%).
Para a pesquisa foram entrevistados 109.104 alunos do 9º ano de 2.842 escolas públicas e privadas de todo o país. Os adolescentes responderam um questionário eletrônico com um computador de mão sem a interferência do entrevistador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário