domingo, 2 de junho de 2013

Chega de brincadeiras sem graça

GABRIELA FERNANDES (EMAIL · FACEBOOK · TWITTER)
Cia-Atores-de-Mar.-Espetaculo-Bullying-3
VEJA TAMBÉM

O projeto ‘Semana eu digo não ao bullying’ leva palestras, debates e conscientização aos alunos de escolas de toda a cidade.
Preocupação recorrente nas escolas, o bullying será debatido durante a semana de 10 a 14 de junho, no Colégio Baronesa, na Taquara. A escola adotou o projeto “Semana do diga não ao bullying”, do diretor teatral e escritor Mar’ Junior, que inclui palestras e debates e uma peça encenada pela Cia Atores de Mar’.
Mar’ Junior explica que, durante a semana, os alunos do Colégio Baronesa desenvolverão pesquisas e criarão murais com cartazes expondo o que aprenderam:
— Além de toda a troca de ideias, eles farão uma redação sobre o tema. As melhores ganharão o kit do projeto, com camisa, livro, sacola e boné. No dia 13, os alunos assistirão à peça “Bullying”, escrita por mim.
Na trama, os atores Patrick Moraes, Adriana Raquel, Renata Samek e Junior Beéfierri interpretam colegas de turma que debocham, em tom de brincadeira, das características físicas dos outros, e percebem que nem sempre essas brincadeiras são engraçadas. Ao final, Mar’ Junior, que sofreu bullying quando criança e relata sua histótria no livro “Bullying. Eu sofri. Eu pratiquei. Eu hoje conscientizo”, conversa com os alunos em um debate.
— O que as pessoas não entendem é que pode até ser em tom de brincaderia, mas, se o alvo da brincadeira não gosta, isto é bullying — diz.
Segundo os atores, a resposta à encenação é imediata:
— Assim que o espetáculo começa e a criança percebe que passa por aquilo também, corre para conversar com o professor. No fim da peça, sempre nos procuram para tirar dúvidas e relatar o que se passa na escola ou em casa — diz Adriana Raquel.
Segundo a diretora do Baronesa, Cláudia Mendes, este é um tema de relevância não só escolar, mas social.
— Precisamos discutir este assunto e refletir a respeito com nossa comunidade, incluindo pais, alunos, funcionários e toda a equipe pedagógica — afirma.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/barra/chega-de-brincadeiras-sem-graca-8494022#ixzz2UfX6XDRT
© 1996 – 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário