segunda-feira, 19 de julho de 2010

Escola Dóris promove Campanha Anti-bullying e violência

...e se fosse com você?

Todos os dias, alunos no mundo todo sofrem com um tipo de violência que vem mascarada na forma de "brincadeira". Estudos recentes revelam que esse comportamento, que até há bem pouco tempo era considerado inofensivo e que recebe o nome de bullying, pode acarretar sérias conseqüências ao desenvolvimento psíquico dos alunos, gerando desde queda na auto-estima até, em casos mais extremos, o suicídio e outras tragédias. Todavia, a vítima geralmente tem motivos para temer o agressor, devido às ameaças ou concretizações de violência física/sexual, ou perda dos meios de subsistência.

Por conta disso a Escola Estadual Dóris Mendes Trindade, localizada no Bairro Santa Terezinha, em Aquidauana, desenvolveu o projeto "E se fosse com você?", para combater esse tipo de violência que, segundo estudos mundiais revelam que, 35% dos alunos estão envolvidos nesse tipo de comportamento. No Brasil, alguns estudos demonstraram que esses índices chegam a 49% nas nossas escolas.

O objetivo da campanha visa erradicar este mal das escolas, e instituições em geral, assim, resgatando a auto-estima das vítimas. Promovendo, através de um intenso trabalho de informação, formas de combate e prevenção ao bullying em todas as esferas do município onde esta prática pode ocorrer (escolas, empresas, instituições públicas, etc.)

A Campanha "E se fosse com você?" quer promover não apenas um amplo debate sobre o assunto, mas ações práticas de combate a essa prática nociva à saúde, à auto-estima e ao bem-estar psicológico das pessoas (há casos que o bullying culmina em assassinatos e suicídios).

A coordenadora do projeto, professora Cândida Aparecida Cunha, explica que serão realizadas capacitações aos alunos na escola e através de palestras, reuniões, debates e teatro que ensinarão técnicas para identificação de potenciais vítimas (ou que já são alvos) e agressores, abordagem e primeiras providências.

Este trabalho vem sendo objeto de estudo no período de um ano, ou seja, desde 2009 na Escola Estadual Professora Dóris Mendes Trindade com um grupo de alunos do Ensino Médio. Colaboram no projeto, os professores José Ramão Marinho, professora Marinete Batista e professora Sonia Nemer. São parceiros: Comunidade em geral, ( juiz da Vara da Infância e da Juventude, Conselho Tutelar, CMDCA, CREAS, diretores de Escolas Municipais, Estaduais e Particulares).

Fonte: Aquidauana News

Nenhum comentário:

Postar um comentário