quinta-feira, 8 de junho de 2017

Vítima de bullying, blogueiro de 10 anos faz ensaio como Tritão para combater preconceito, em Goiânia

Ele foi chamado de gay por colegas de escola e também sofreu agressões, segundo a mãe. Criança chegou a ter depressão e encontrou nas fotos uma maneira de reverter o quadro.
Por Vitor Santana, G1 GO

Blogueiro Ernani Coelho fez ensaio fotográfico para combater bullying

O blogueiro e modelo Ernani Coelho, de 10 anos, fez um ensaio fotográfico fantasiado de Tritão, um deus marinho da mitologia grega, para combater o preconceito. Segundo a mãe, a empresária Luciana Moreira, ele foi chamado de gay e até sofreu agressões de colegas de escola em Goiânia por ter cabelos compridos e loiros.

"O problema começou há cerca de quatro anos na escola dele. Alguns alunos chamavam ele de gay pelo cabelo dele, batiam. Mudamos de escola achando que ia resolver, mas o bullying continuou. As notas dele acabaram caindo, ficou mais triste arredio", contou Luciana ao G1.

A mãe levou o menino em um psicólogo, que diagnosticou Ernani com depressão. A fotografia foi um método sugerido para reverter o quadro, fazendo algo que ele gostasse. Há um ano vem fazendo vários ensaios, desfiles e comerciais.

"Mas recentemente, em um desfile, um coleguinha bateu nele e acabamos decidindo fazer esse ensaio de Tritão. Partiu dele, eu só comprei a ideia, já que fazia bem a ele", disse.

Nas fotos, Ernani aparece maquiado, com a calda e adereços que remetem ao ambiente marítimo. Elas foram postadas e, em pouco tempo, renderam milhares de curtidas e mensagens de apoio.

"Eu fiquei assustada com algumas mensagens negativas, agressivas, machistas, homofóbicas. Mas a quantidade de mensagens positivas e de pessoas que também querem mudar, fazer a diferença foi tão maior que é o que realmente vale a pena", disse Luciana.

Na rede social do filho, que tem mais de 13 mil seguidores, Luciana também postou um texto criticando os comentários e atitudes ofensivas que o filho enfrentou. “A criança pode ser o que ela desejar, sem que isso prejudique a sua formação como pessoa e cidadão de bem. [...] Quero mostrar que o mundo precisa de mais amor e menos machismo e sexismo”, disse na publicação.

Ainda no texto, ela diz que criou o blogueiro mirim com igualdade de gênero e que ele não vive de rótulos. “Ernani é criado na linguagem do amor e respeito ao próximo e respeita as diferenças de cada um”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário