sexta-feira, 16 de junho de 2017

Pensar é preciso, agir é urgente! O bullying está se alastrando

DM

Na escola as crianças e jovens precisam aprender a viver em sociedade
POR ROSEMEIRE BARRETO DOS SANTOS

O conflito e a violência sempre existiram na sociedade, mas o que tem chamado a atenção de todos é agressividade na escola, principalmente, pela forma como vem se alastrando. A escola é um ambiente social em que as crianças e jovens aprendem a conviver com as diferenças, a viver em sociedade. Desta forma, a instituição precisa assumir as questões de valores, ética, na composição dos princípios da escola. Estes precisam fundamentar e sustentar todo o processo de ensino-aprendizagem e, ao mesmo tempo, conectar-se com o significado da vida e dos valores humanos.
Pensando nessa ótica, a reflexão convida a perguntar se a escola está trabalhando os objetivos das pessoas. Para quê existem as escolas?  Como promover a construção social e psicológica dos valores morais? Como articular o currículo, o tempo, os espaços e relações nas instituições de ensino comprometidas com a construção da paz, dos direitos humanos e de valores éticos?
Assim, o grande desafio é ensinar para a vida. Entretanto, outras perguntas requerem respostas: Quais são os valores que a sociedade deve almejar? Como construí-los ou fortalecê-los? Como ensinar em um ambiente de violência (principalmente com a propagação do bullying) e valores esquecidos? Será que o modelo pedagógico é compatível com o tempo atual? É possível ensinar na diversidade?
Nessa complexidade, surge um mal-estar, o desconforto dos professores por não saber lhe dar com a agressividade dos alunos que estão no ambiente escolar ou com a ausência dos pais que insistem em transferir a responsabilidade da formação moral para a escola.
É muito importante esclarecer que não é a escola a responsável pela situação de violência no quotidiano escolar, mas um reflexo da sociedade capitalista e excludente. Contudo, a instituição precisa buscar constantemente formação e atualização, pois, na construção da educação moderna, o professor é o mediador do conhecimento e a sua postura diante do conflito pode influenciar na mudança de comportamento dos alunos.
A escola precisa buscar caminhos mais eficazes para combater a agressividade no espaço educacional. É importante começar com a integração da comunidade local. A aproximação pode começar com o diálogo com os pais, envolvendo-os no acompanhamento da aprendizagem, dos êxitos e das dificuldades dos filhos. Deixando evidente que o sucesso escolar está vinculado a parceria família-escola.
Outra forma de criar um ambiente mais atrativo e lúdico são atividades esportivas e culturais, que podem ser feitas em parcerias articuladas com o trabalho extracurricular com a aprendizagem de conteúdos e valorizem a história e a cultura locais. Aproveitar o potencial de adolescentes e crianças é um caminho fértil porque eles querem ser reconhecidos nas habilidades, eles precisam se sentirem valorizados. Se eles estão se tornando agressivos é porque estão se sentindo agredidos.
Isso não significa acabar com os conflitos, mas é uma forma de investimento no processo de enfrentamento ou combate a agressividade no ambiente escolar. Já é uma grande ação a escola reconhecer e discutir os problemas de agressividade existentes no espaço escolar. Contudo, é um caminho longo a percorrer em busca do conhecimento e da construção de pessoas mais humanas, mais livres e felizes.

(Rosemeire Barreto dos Santos Carvalho, professora, formadora e coordenadora pedagógica na rede estadual. Possui Mestrado em Educação pela PUC de Goiás, especialista em Leitura e Produção de Texto pela UFG e graduada em Letras (UCG))

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