quarta-feira, 7 de junho de 2017

Menina de 8 anos usa paixão pela leitura para divertir crianças com paralisia cerebral em MS

Por TV Morena

Stela foi alfabetizada aos 5 anos e um ano depois publicou o primeiro livro. Hoje tem mais duas obras prontas para serem publicadas.
Stela Alonso é uma menina de 8 anos que usa a paixão pela leitura para fazer alegria de crianças carentes com paralisia cerebral. Toda sexta-feira ela vai ao Cotolengo, em Campo Grande, lê uma página por vez e passa o livro de criança em criança para todas possam acompanhar.

O diretor da instituição padre Valdeci Marcolino afirma que não só as crianças ficam ansiosas pela visita da menina.

“Essas nossas crianças ficam atentas, alegres nesse período que ela vem aqui. Toda sexta-feira o pessoal espera ela vir aqui para dizer: 'puxa vida, que legal, que bom poder falar, poder brincar um pouco com as crianças'”, disse o diretor.

No Cotolengo ela também se fantasia, estimula as crianças a tocar teclado. Segundo a pedagoga Diva Alcântara, além de uma diversão, é um aprendizado.

“No caso da Stela que é uma criança, né, da idade deles, de muitas crianças aqui, a interação é maior, né porque ela está de igual para igual e da idade deles a interação é melhor, a brincadeira é mais solta, eles interagem melhor, eles participam melhor das brincadeiras”, explicou a pedagoga.

Mas Stela também gosta de escrever. Ela foi alfabetizada aos 5 anos, escreveu o primeiro livro aos 6 e agora, com 8 anos, tem três livros. Um deles está pronto para ser publicado.

Apesar da pouca idade, a menina escolheu dois temas importantes para a obra: sustentabilidade e bullying.

“Eu vi uma criança fazendo bullying com a outra, mas eu não sabia nem o que que era. Eu fui falar com a minha mãe e ela me explicou. E aí, na parte da sustentabilidade eu pensei que quando uma criança vai comprar um brinquedo, por exemplo, e é um brinquedo grande. A caixa dele é maior ainda para guardar o brinquedo e aí você joga muito lixo fora. Tem tipos de lixo que demoram 500 anos para se decompor na natureza”, disse Stela.

Stela ainda não sabe o que vai ser quando crescer, mas ela já sabe como levar a vida da melhor maneira. “Eu gosto de estar sempre enchendo a minha cabeça com coisas boas. Como brincadeiras, estudos e atividades do dia-a-dia”, contou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário