domingo, 10 de fevereiro de 2013

Experiências e especificidades da violência escolar na percepção de funcionários de uma escola pública

Luciana Netto, Rayssa Nogueira Rodrigues, Mariana Aparecida Costa, Jaqueline dos Santos, Gabriel Alves Tatagiba

Resumo


Objetivo: compreender a experiência e especificidades dos episódios de violência na escola, frente à declaração de funcionários de uma escola do município de Divinópolis-MG. Método: utilizou-se o método qualitativo, sendo os dados coletados por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado. Os dados foram avaliados por meio da análise de conteúdo. Resultados: para os funcionários, a instituição de ensino está à sujeição de uma desordem que vem difundindo e tornando a fragilidade sua personagem principal. Envolvendo toda a equipe escolar, a violência adentra na qualidade do serviço destes, com efeitos em suas histórias de violência como testemunhas, vítimas e/ou ouvintes. Considerações Finais: a pesquisa mostra que a violência tem origens multifatoriais. O foco dessas intervenções compreende redução do comportamento inadequado dos estudantes e habilitação/fortalecimento do comportamento dos funcionários e demais membros do ambiente escolar.
 

Palavras-chave


Violência; Comportamento do adolescente; Instituições acadêmicas.

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