terça-feira, 2 de outubro de 2012

"Justiça nas Escolas" visita escola no Alto da Ressurreição

O programa “Justiça nas Escolas”, que visa combater o bullying e o consumo de drogas entre crianças e adolescentes em idade escolar, continua a visitar unidades da rede municipal de educação pública.

Nesta sexta-feira (28), o juiz Paulo Roberto de Araújo Barros (6ª Vara de Família) e o médico Valdeci Ribeiro de Carvalho estiveram acompanhados de voluntários, na escola Municipal Barjas Negri, no bairro Alto da Ressurreição, região do Grande Dirceu, zona sudeste de Teresina.


Cerca de 80 alunos com idades entre 12 e 16 anos assistiram à palestra que tinha como enfoque sócio educativo a respeito do consumo indiscriminado de drogas lícitas e ilícitas, seus efeitos no metabolismo e no comportamento psicológico e consequências do seu. Com auxílio de áudio visual, os alunos puderam conhecer exemplos de vida, de famosos e anônimos, que foram transformados pela ação devastadora do vício em substâncias tóxicas.


Após a palestra, divididos em grupos e com o auxílio de orientadoras da própria escola, os alunos produziram material referente aos temas sugeridos, expressando seu conhecimento e sua visão sobre os assuntos abordados. Através de encenações de situações ficcionais ou cartazes com colagens e desenhos, foram expostas situações alusivas ao tema, com linguagem e informações baseadas no entendimento dos próprios alunos à cerca do assédio moral, violência física e psicológica e uso de entorpecentes.


O programa “Justiça nas Escolas” teve início em junho de 2011, contando com a colaboração e parceria de várias instituições, como a Prefeitura Municipal e a Maçonaria. Em maio de 2012, o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí reuniu durante três dias pessoas de diversos segmentos da sociedade em um
curso para formação de multiplicadores dentro do “Justiça nas Escolas”, que também busca enfrentar, com ajuda das escolas, o problema dos registros civis incompletos.

ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário