sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Umuarama: Semana de estudos pedagógicos discute direitos educacionais

Professores, estudantes e profissionais se reuniram para debater qualidade nas ações pedagógicas

De acordo com pesquisas, o Brasil tem, hoje, 650 mil crianças fora escola, o que significa 3% de toda a população infantil. “Esse é um número preocupante, que precisa ser mudado; é uma violência contra os direitos da criança”, alertou a renomada educadora Ângela Chriatianne Lunedo de Mendonça em palestra de abertura da 20ª Semana de Estudos Pedagógicos da Universidade Paranaense – Unipar (entre 01 e 09/10).

“E a maior violência que uma criança sofre vem do próprio Estado Brasileiro, que não respeita seus direitos. Portanto, precisamos olhar com responsabilidade essa violência que tira de nossas crianças o direito à educação”, ressaltou a educadora, que atua como assessora educacional em diversos municípios do Paraná.

Abordando o assunto ‘Direitos Educacionais e Violência na Escola, ela também fez uma relação da escola do passado com a de hoje, propondo aos participantes uma reflexão sobre os desafios e dificuldades vividos atualmente, em uma sociedade de valores diferentes.“Nós vivemos em um tempo em que a Educação é para todos. Portanto, a sala de aula deve ser um espaço de humanização das relações”.

Com o tema ‘Caminhos e Cenários Escolares’, palestras, workshops, gincana, atividades e culturais e o 9º Encontro de Pedagogos da Região Noroeste Paranaense integraram a Semana, que foi aberta com membros do ‘Coro Unipar’. O diretor da Unidade, professor Nilvio Ourives dos Santos, prestigiou.
No decorrer da Semana entraram em discussão diversos temas. ‘Pedagogo – ética, compromisso, profissionalismo’, via moodle, foi debatido pelas professoras Maria do Carmo de Oliveira Nogueira, Lucyelena Amaral Picelli, Rosangela Bressan Buosi, Tatiane Henrique de Souza Machado e Vivianne Augusta Pires Simões.

Para falar sobre ‘Coaching na Educação – habilidades de liderança e resolução de conflitos escolares’, foi convidada a professora Perla Regina Alves De Alcântara; ‘Formação do povo brasileiro - as diferentes faces do preconceito e o papel do professor’, com a professora Ivanete Aparecida da Silva Santos; e ‘Nascidos em bordéis: inclusão social e diversidade’, com os professores Jorge Antônio Vieira, Cláudia Lopes Perpétuo e Rosângela Bressan Buosi.

Nos workshops entraram em pauta ‘A música como recurso pedagógico’, ‘Brincando de cientista: confecção de objetos com sucata’, ‘Origami: personagens e animais para contação de histórias’ e ‘Arte pedagógica: valorização da arte africana por meio da prática pedagógica e ecológica na formação de professores pedagogos’.

Para a coordenadora do curso, professora Maria do Carmo de Oliveira Nogueira, o evento alcançou o mesmo sucesso dos anos anteriores. “Foi uma Semana especial, que enriqueceu ainda mais a bagagem de conhecimentos dos nossos estudantes, propiciando a formação de pedagogos conectados com a integração, a troca de experiência e o aprendizado com dinâmicas diferenciadas”. 

Fonte: Unipar

Nenhum comentário:

Postar um comentário