domingo, 17 de novembro de 2013

Prevenir para incluir: o papel da família e o papel da escola em Odemira

Foto
d.r. Ver Fotos »
Biblioteca Municipal de Odemira
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Odemira vai assinalar, no dia 20 de novembro, oito anos de intervenção no concelho e a comemoração da Convenção dos Direitos das Crianças, com a realização de um seminário sobre o papel da família e o papel da escola, na ótica de prevenir para incluir.
“8 anos de intervenção – prevenir para incluir: o papel da família e o papel da escola” será pois o tema do seminário, que irá decorrer no auditório da Biblioteca Municipal de Odemira, a partir das 9.00 horas. A sessão de abertura contará com intervenções de Carmo Gamas (Presidente da CPCJ de Odemira), do Juiz Conselheiro Armando Leandro (Presidente da Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco), de Maria Helena Barreto (Diretora do Centro Distrital de Segurança Social de Beja) e de José Alberto Guerreiro (Presidente da Câmara Municipal de Odemira). 

O primeiro painel terá como tema “8 anos de intervenção” com intervenções de Manuel Coelho (advogado e ex-Presidente da Assembleia Municipal, entidade que promoveu a criação da CPCJ de Odemira), Laura Fino (psicóloga, a primeira Presidente da CPCJ de Odemira) e Telma Guerreiro (comissária desde a criação da CPCJ). Ainda durante a manhã será debatido o tema “O papel das comissões na sociedade atual”, apresentado por Noémia Bandeira (técnica da Comissão Nacional). 

No painel da tarde serão apresentados os temas “Equidade e inclusão – educação para os valores”, por Maria Odete Valente (professora do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), “Igualdade parental e a educação dos filhos” (pela Associação Portuguesa para a Igualdade Parental e Direitos dos Filhos) e “Maus tratos na infância e juventude – papel da escola, da deteção à intervenção” por Leonor Brito (mestranda em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores, ex-coordenadora em Centro de Acolhimento e ex-comissária na CPCJ do Seixal). 

O último tema em debate será “Como prevenir o bullying em contexto escolar”, por Luís Fernandes (mestre em Observação e Análise da Relação Educativa, Docente do ISPA, Psicólogo na Associação Sementes de Vida em Beja e coordenador de projetos na área do bullying e da violência na escola). Neste contexto será apresentada a obra “Plano Bullying - Como apagar o Bullying da Escola", do qual Luís Fernandes é coautor.

Ao longo do dia, o seminário contará com momentos culturais, com a participação de crianças do Jardim de Infância Nossa Senhora da Piedade (de Odemira).


Fonte: Barlavento de Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário