sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Sites que permitem bullying devem ser boicotados, diz Cameron




LONDRES - Internautas devem boicotar sites que permitem cyberbullying para ajudar a evitar mais mortes de jovens, disse nesta quinta-feira o primeiro-ministro David Cameron, em reação à morte da britânica Hannah Smith, de 14 anos, encontrada enforcada em sua casa na sexta-feira depois de sofrer bullying no site Ask.fm. Suspeita-se que mais quatro adolescentes tenham cometido suicídio no Reino Unido, Irlanda e Estados Unidos pelo mesmo motivo.
- Há algo que todos nós podemos fazer como pais e como usuários de internet que é não usar alguns desses sites odiosos. Boicote-os, não acesse - afirmou Cameron em entrevista à Sky News. - Com essas ações, podemos tentar e impedir futuras tragédias como essa.
O premier disse ainda que autores de bullying não estavam acima da lei e exortou operadores de sites a atuarem com responsabilidade na proteção de crianças contra intimidações.
- As pessoas que operam esses sites têm de mostrar alguma responsabilidade - disse Cameron. - Só porque alguém faz algo online, isso não significa que está acima da lei. Se você incita alguém a fazer mal, se incitar a violência, está quebrando a lei, online ou offline.
O governo tem sido alvo de críticas por não tomar medidas suficiente para combater o abuso online a crianças. Os comentários do premier, no entanto, foram recebidos de forma positiva por Emma-Jane Cross, do grupo Beatbullying, que disse que a Ask.fm deveria começar a tratar a segurança das crianças de forma mais séria.
- Para alguns jovens, esses sites se tornaram um ecossistema de ódio e temos de garantir que casos como Hannah nunca aconteçam novamente - disse ela. - Até que isso aconteça, estamos convidando os jovens, público, pais e escolas a boicotarem o Ask.fm.
Os pais dos jovens mortos pediram o fim da rede social de perguntas e respostas, bastante popular em alguns países de idioma inglês. Os outros adolescentes mortos são Josh Unsworth, Ciara Pugsley e as irmãs Erin e Shannon Gallagher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário