domingo, 4 de agosto de 2013

Estrutura familiar é fundamental contra a violência escolar, diz promotora de Justiça da Infância e da Juventude de Blumenau

Para a promotora da Infância e da Juventude de Blumenau, Kátia Rosana Pretti Armange, os valores precisam ser resgatados nas relações familiares


Além do papel da escola na vida dos adolescentes, o apoio da família no dia a dia é fundamental. Indisciplina em sala de aula e atos de violência podem ser discutidos em casa, durante diálogo diário com os pais. Para a promotora da Infância e da Juventude de Blumenau, Kátia Rosana Pretti Armange, os valores precisam ser resgatados nas relações familiares.
— A criança é responsabilidade, em primeiro lugar, da família. os profissionais da -nstituição precisam dar conta do que ocorre dentro do ambiente escolar. A educação de uma criança é feito em conjunto e todos devem fazer a sua parte — comenta a promotora precisam ser repensados.
Segundo ela, as crianças potencializam tudo o que os pais falam. Por isso, é fundamental que os pais orientem os filhos de forma correta e participem do cotidiano deles. Saber o que ocorre no ambiente escolar também a ajuda a fortalecer os laços entre pais e filhos.
A promotora ainda explica que quando ocorre crime dentro da escola, ato infracional chamado para os adolescentes, a polícia deve ser chamada e deve ser registrado boletim de ocorrência. Quando há atos de indisciplina em ambiente escolar, os profissionais da educação devem solucionar o problema:
— Chegam muitas reclamações de indisciplina de alunos. Mas não compete à promotoria resolver. As escolas precisam ser empoderadas, valorizadas e ter mais poder para solucionar esses problemas.
Fonte: Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário