terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Crise familiar aumenta violência escolar


Especialistas em educação acreditam que o aumento da violência escolar se deve em parte a uma crise de autoridade familiar, onde os pais renunciam a impor disciplina aos filhos, remetendo-a para os professores.

Atualmente os pais não exercem o papel de autoridade em casa, esta autoridade é um elemento fundamental para o crescimento das crianças. As famílias não são o que eram antes, um núcleo muito amplo e hoje o único que muitas crianças contatam é a televisão, que está sempre em casa.
Os pais continuam a "não querer assumir qualquer autoridade", e preferem que o pouco tempo que passam com os filhos "seja alegre" e sem conflitos e empurrando o papel de disciplinar quase exclusivamente para os professores.

No entanto e quando os professores tentam ter esse papel disciplinador, "são os próprios pais e mães que não exerceram essa autoridade sobre os filhos que intentam exercê-la sobre os professores, confrontando-os".

Daí que, mais do que reformas dos códigos legislativos ou das normas em vigor, é essencial envolver toda a sociedade, pois 'mais vale dar uma palmada, no momento certo' do que permitir as situações que depois se criam.

Fonte: Rede Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário