quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Estudantes israelenses monitoram bullying pelo Facebook

Estudantes de uma escola de Herzliya, em Israel, montaram um comitê para monitorar e combater a postagem de material ofensivo a colegas na rede social Facebook. A ideia é denunciar o bullying (intimidação) e a divulgação de fotografias inapropriadas de colegas.

O comitê foi organizado por alunos da quinta e sexta séries do Ensino Fundamental da Escola Alon. O Facebook entrará em contato com os responsáveis para pedir a retirada das postagens ofensivas. Alunos que não colaborarem serão denunciados aos professores.

Preocupados com a possibilidade de garotos de 12 anos se tornarem censores da internet, alguns professores propuseram que a comissão fosse rotativa. Mas foram convencidos de que nem todos os estudantes são capazes de enfrentar seus colegas e pedir-lhes para parar de intimidar outras crianças.

"O temor é que eles pudessem se transformar em uma espécie de força policial que fosse longe demais e perseguisse alunos. Por isso abrimos espaço para acompanhamento de pais e professores?, diz a diretora da escola, Giladi.

"A coisa boa é que eles estão conduzindo o diálogo e assumindo a responsabilidade de não intimidar os demais", completa a diretora. "Se houver um caso que não puderem resolver, então eles conversam com o professor na sala de aula. E o professor não está no Facebook".

Fonte: Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário