domingo, 16 de janeiro de 2011

Psicóloga dá orientações aos pais sobre bullying

Redação site TVCA

O bullying é um problema que pode influenciar na vida escolar e pessoais de crianças e adolescentes. O nome é um pouco complicado, mas o significado é simples. Bullying é o nome dado as agressões, físicas ou psicológicas, no ambiente escolar praticadas por alunos contra colegas, repetidamente e sem motivação. Essa semana, a família de uma estudante de Cuiabá buscou a justiça. A vítima teria sofrido agressões por anos.

De acordo com a psicóloga Eliane Andréia Guerra, as consequências do bullying podem se estender até a vida adulta da vítima. A psicóloga alerta os pais sobre a importância que deve ser dada aos sinais dados pelos filhos. O isolamento, a dificuldade de aprendizado, a falta de apetite e o medo de ir à escola podem ser sinais de uma criança que sofre bullying. “Às vezes os pais pensam que é uma brincadeira de criança, mas não é”, afirmou.

Segundo Eliane, o ciberbullyig, agressões pela internet, podem ser mais prejudiciais as vítimas do que as agressões feitas pessoalmente. “O ciberbullying pode ser mais prejudicial já que não se sabe quanto tempo aquilo [a agressão] pode ficar ali, circulando pela rede”.

A psicóloga falou também sobre os sinais que os pais devem notar para descobrir se os seus filhos são os agressores. “Crianças que são perversas, que insistentemente maltratam animais, que gostam de provocar, ofender e machucar normalmente são os agressores. Os pais e educadores devem ter um olhar não só para saber quem é a vítima, mas também para saber quem é agressor”. Eliane afirmou também que o bullying pode começar dentro de casa, através das explosões emocionais e pela falta de limite das crianças.

Aos pais que estão levando os filhos para a escola pela primeira vez, ou não, e estão preocupados com esse tipo de agressão, a psicóloga orienta. “Os pais devem estar sempre em parceria com a escola, ouvir os seus filhos, dar atenção aos sinais dados por eles”.

Fonte: tosabendo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário