domingo, 9 de abril de 2017

De 'patinho feio' a modelo, fisiculturista quer inspirar outras mulheres no Brasil

JORNAL FLORIPA

Maura Rocha - fisiculturista (Foto: Thay Soares)
Maura Rocha vai representar Goiás no Arnold Classic (Foto: Thay Soares)

Representante de Goiás nas principais competições fitness do Brasil, a atleta Maura Rocha, de 28 anos, não mede esforços para conquistar seus objetivos. No pouco tempo que lhe resta para dormir, ela certamente sonha em ir ainda mais longe na carreira de fisiculturista, mesmo com os já expressivos resultados obtidos desde que passou a competir, em 2009. Obstáculos não faltam para a piauiense de Manuel Emídio, que se mudou para Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana, com apenas dois anos. 
De família humilde e conservadora, ela enfrentou forte resistência interna quando decidiu ir atrás do sonho de ter um corpo bonito. Maura se prepara para o Arnold Classic South America, renomada competição multiesportiva que, em 2017, será realizada em São Paulo entre os dias 21 e 23 de abril. Terceira colocada entre as principais atletas da América do Sul em sua categoria (até 1,68m) no ano passado, Maura Rocha volta ao Arnold Classic com expectativa de conquistar o título. 
Maura Rocha - fisiculturista (Foto: Thay Soares)Atleta treina forte apesar do tempo escasso e mantém foco nas competições (Foto: Thay Soares)
Mas o sucesso na carreira significa muito mais que uma conquista esportiva. Além de superar a desconfiança dentro da própria casa, onde se considerava um “patinho feio” pela carreira que decidiu seguir, Maura ainda conta que sofria bullying na escola por ser muito magra. Para ir atrás do sonho ela trava uma luta diária. Acorda sempre às 4h, encara horas de ônibus até o trabalho, treina duas horas por dia em horários não definidos e cuida, com ajuda de seus pais, da pequena Sophia, sua filha de seis anos. 
- Nunca tive influência de ninguém. Sou o “patinho feio”. Vim de uma família muito humilde e conservadora. Comecei a pintar as unhas com 15 anos e meu pai ainda brigava. Mas sempre fui diferente e acabava criticada pela família inteira. Sou até hoje. Só que isso é porque tenho a personalidade forte. Já nasci sabendo o que ia ser, independente de qualquer tipo de influência – diz Maura. 
Mãe solteira, ela se desdobra para conciliar as obrigações em casa, no trabalho e como atleta. O curso de educação física está trancado no sexto período por causa da falta de tempo, mas a fisiculturista ainda não desistiu de se formar. Quando pensa nas dificuldades, Maura Rocha relembra tudo o que já passou, desde a primeira vez em que entrou numa academia até quando ficou grávida, em 2009, e precisou dar um tempo nas competições. Ela voltou a competir em 2015 e rapidamente começou a se destacar em Goiás. 
- Nunca gostei de ser magrinha. Sofria até bullying. O desejo de melhorar meu corpo e deixá-lo mais bonito surgiu quando eu via aquelas mulheres bonitas na televisão. Todo mundo chamava apenas de “dançarinas”. Em 2002, quando eu tinha 15 anos, passei em frente a uma academia. Havia na fachada a foto de dois fisiculturistas. Achei aquilo maravilhoso. Vi que eu tinha que fazer algo de diferente. Após minha primeira promoção, entrei para esta mesma academia – conta a atleta, que trabalhava no setor administrativo.  
Maura Rocha superou várias dificuldades para concretizar o sonho de ser atleta (Foto: Thay Soares)
Para ficar mais perto do sonho, Maura passou a trabalhar no setor de vendas dentro de outra academia. O emprego surgiu após longa insistência. Certo dia, a ambiciosa moça pegou uma lista telefônica e ligou para várias academias até conseguir uma vaga. Ficou mais fácil trabalhar e treinar no mesmo local. Maura Rocha admite que por causa da vida agitada não é possível ter a mesma rotina de treinamentos de uma pessoa totalmente dedicada ao esporte, mas capricha numa alimentação balanceada para ter bons resultados. 
Carreira como modelo 
Recentemente, Maura Rocha passou a fazer ensaios fotográficos com o propósito não só de complementar a renda e de ter maior visibilidade. A atleta espera servir de inspiração para outras mulheres. Diante dos desafios pelos quais já passou, ela quer transmitir a mensagem de que é possível ir atrás do sonho de ter um corpo bonito e saudável. Maura Rocha acorda diariamente às 4h e muitas vezes dorme após a meia-noite. Embora ainda lute por mais reconhecimento e qualidade de vida, ela acredita que já tem uma forte mensagem a passar. 
Queremos inspirar as mulheres e aumentar o potencial e a motivação de cada uma. Quero que acreditem que são capazes, independente das dificuldades. A luta não é apenas pelo resultado, é pelo sonho e pela busca do objetivo" 
Maura Rocha 
- Estamos com um projeto que vai além de lançar uma simples musa. Esse projeto surgiu da vontade de fazer algo diferente, é mais do que mostrar um treino de musculação. Nossa intenção é provocar as pessoas mostrando a beleza do corpo feminino. Queremos inspirar as mulheres e aumentar o potencial e a motivação de cada uma. Quero que acreditem que são capazes, independente das dificuldades. A luta não é apenas pelo resultado, é pelo sonho e pela busca do objetivo. Queremos mostrar que a mulher não é só um corpo ou um rosto. Queremos passar esta mensagem. 
A competição 
O Arnold Classic South America será disputado na cidade de São Paulo entre os dias 21 e 23 de abril. O evento reúne diversas modalidades de bodybuilding, incluindo crossfit, halterofilismo, pole dance e fisiculturismo. Também haverá competições de diversas artes marciais. Maura Rocha tem 28 anos, 1,67m e 54 kg. Ela compete na categoria wellness de fisiculturismo até 1,68m. A categoria wellness valoriza a beleza facial e a corporal, bem como o estado de espírito da competidora. 
Maura Rocha passou a competir em 2009, mas teve a carreira interrompida devido à gravidez e ao nascimento da filha Sophia, atualmente com seis anos. Em 2014, a atleta voltou a competir e rapidamente conquistou bons resultados. No ano passado, ela obteve o título goiano na categoria wellness e também ficou em primeiro no overall, espécie de classificação geral entre todas as categorias. No Arnold Classic de 2016 Maura Rocha ficou em terceiro lugar.  
Maura Rocha também faz ensaios como modelo (Foto: Thay Soares) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário