sexta-feira, 30 de abril de 2010

Vítimas de bullying devem denunciar

Se o seu filho está triste, com notas baixas e não quer mais ir para a escola, ele pode ser uma vítima do bullying, que é quando uma criança ou adolescente é perseguido pelos colegas.

Em Santa Catarina existe uma lei para barrar o bullying entre os estudantes. Só que as autoridades acham que só a lei não basta. Por isso, todas as escolas do estado começaram um trabalho de conscientização de alunos e pais.

Não é fácil controlar a mania que muitos alunos têm de dar apelidos aos colegas. Com Édson a brincadeira foi longe demais. Virou perseguição. "Eles me chamavam de estranho, porque eu era do Rio de Janeiro e não falava muito. Me chamavam de olho gordo. Me batiam de vez em quando. Me sentia humilhado", conta Édson Jottens, 14 anos.

Em Santa Catarina, o Ministério Público está em plena campanha para frear o comportamento agressivo nas escolas. Pesquisas mostram que metade dos alunos já foi vítima de bullying, isso é, foi atormentada sistematicamente por um colega ou por um grupo deles.

Apelidar é somente uma das muitas formas de praticar o bullying. Ele se manifesta de diversas outras maneiras. Para o agressor pode parecer uma brincadeira, mas para a vítima é algo torturante.

"A intolerância, o desrespeito às diferenças são a base do bullying. É justamente você não saber conviver com as diferenças, desrespeitando o fato de que todos nós temos os mesmos direitos em que pese sermos diferente", alerta Priscila Linhares, promotora de justiça.

Santa Catarina é único estado do país a ter uma lei específica contra o bullying nas escolas. Para ajudar a lei a pegar, o Ministério Público estadual criou uma campanha: Bullying, isso não é brincadeira.

São orientações gerais para pais, alunos e professores. Em bate-papos, cada escola está definindo suas próprias regras contra o bullying. Por exemplo, em algumas escolas, agressão física é motivo de suspensão.

Kimberly lembra que muitas vezes os agressores também são vítimas. "Tem mãe que bate na criança e a criança fica com raiva e faz como a mãe faz em casa com as outras pessoas no colégio", diz.

Por isso, as famílias também vão entrar no debate. "Quando a gente estabelece regras coletivamente, fazendo com que todos discutam as regras, é mais difícil quebrar as regras", comenta Ivanisse Zanif Basto, diretora da escola.

O pequeno Wesley propõe algo muito importante. "Se a pessoa vê um caso de bullying tem que denunciar, se não denunciar, o caso só aumenta. Aí quem perde somos nós", afirma.

Por Ricardo Von Dorff
Florianópolis

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/04/vitimas-de-bullying-devem-denunciar.html

2 comentários:

  1. na escola os meninos vivem emplicando comigo ,me chamando de feia ,dizem que ninguem me quer ,e eu me sinto muito triste pois ,deus me fez do jeito que eu sou e independentemente do que eu sou ou deixo de ser ,eu acho que eles deviam me respeitar.
    desde pequena isso vem acontecendo e eu nao fasso nada .
    nao emplico com ninguem ,uma vez os meninos ficaram emplicando com a minha amiga ,só porque ela era gordinha ,eu acho ela tão lindinha ,cabelos pretos ,olhos pretos e branquinha .
    tinha vezes que eu via ela chorar ,só por que eles emplicavam ,eu conversava com ela e ela sorria mais no dia seguinte sempre tornava a acontecer novamente ,os meninos e meninas ficavam chamando ela de gordinha ,ela nao gostava e eu tambem nao .
    ela era a gordinha e eu a zoiuda .
    eu gosto dos meus olhos ,mais quase todos os meus colegas de sala ,ja emplicaram comigo a respeito dos meus olhos, a minha prima gosta muito do tamanho dos meus olhos,ate ela diz que acha bonito ,mas nao é todos que gostam e se nao gostam me tratam mal como se eu fosse um monstro ,eu ja chorei e do mesmo jeito ,nao irá adiantar ,pois o choro nao removerá a tristeza de meu coração .
    espero que um dia meus colegas mudem e que se lembrem que ninguem é perfeito ou igual a ninguem . bjs fica com deus

    ResponderExcluir
  2. Kiane,
    escrever depois desta sua declaração de amor a vida, não é nada... o seu amor por você é muito maior do que qualquer um dos fatos narrados... você é muito mais importante... DEUS tem orgulho de você.
    Nós da Cia Atores de Mar´ queremos te dizer que te amamos e quem sabe um dia podemos nos encontrar.
    Beijinhos
    Mar´Junior - Cia Atores de Mar´

    ResponderExcluir