quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Projeto leva educação para Uneis através de histórias

Dando continuidade à programação do I Simpósio de Analistas de Ações Socioeducativas de Mato Grosso do Sul, servidores da Secretaria de Estado de Educação (SED) e da Superintendência de Ações Sócioeduativas (SAS) participaram na manhã desta terça-feira (9) da apresentação do Livro Tosco, que faz parte do projeto didático de mesmo nome, que será implantando nas Unidades Educacionais de Internação (Uneis) de Mato Grosso do Sul. Para falar sobre o material, o autor do livro, o psicólogo e especialista em psicanálise, Gilberto Mattje, contou sobre os estudos para a elaboração do projeto e as suas aplicações nas Uneis.
 
“Quando escrevi o Tosco, eu procurei fazer dele um personagem violento, isso possibilita passar por todas as interferes, já que há personagens na história que são internos ou excluídos do convívio social, isso provavelmente fará com que os adolescentes das unidades se identifiquem com o personagem. As histórias apresentadas no livro, em sua maioria, são situações já vivenciadas por esses jovens, isso facilita a abordagem didática. Quando o jovem se identifica com o material, fica muito mais fácil mostrar para ele como lidar com a situação. É essa a proposta do projeto”, disse o autor. 

“Procuramos dividir a história do livro em duas partes. Na primeira, o material é voltado para a situações que fazem com que o jovem se identifique com a história. Já na segunda parte, através da inserção de um personagem, no caso, um professor, começamos a trabalhar na parte de interação com o adolescente, promovendo a educação e informações para lidar com situações negativas”, afirma Gilberto. 

O projeto Tosco tem como objetivo a mobilização escolar no combate à violência e ao bullying, em suas diferentes formas. Além do bullying, o projeto também aborda temas como realidade social, juventude, comportamento, relacionamento entre pais e filhos e entre aluno e professor. Neste segundo semestre o trabalho com o Projeto Tosco será feito com os jovens das Unidades Socioeducativas através da capacitação das equipes técnicas das Unidades, professores e coordenadores da Escolas Polo Evanilda Maria Neres Cavassa. 

Simpósio para Ações Educacionais 
O I Simpósio de Analistas de Ações Socioeducativas de Mato Grosso do Sul segue até o dia 11 de agosto e é realizado em comemoração aos 21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente. Nos próximos dias serão debatidas medidas socioeducativas, capacitações além da interação através da demonstração de trabalhos realizados com servidores das nove unidades em operação no Estado. 

O Simpósio acontece na Escola Superior de Controle Externo em Desenvolvimento do Tribunal de Contas (Escoex) fica localizada na avenida Mato Grosso, 6719-6751, Parque Nações Indígenas, Campo Grande. 

Fonte: Notícias M

Fonte: Jornal do Povo de Três Lagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário