quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Cerca de 10 mil alunos estão sendo educados para a paz no Estado

Cerca de 10 mil alunos de escolas públicas de 16 municípios do Estado já estão sendo educados para a cultura de paz. Eles fazem parte do programa “Educação Para a Paz Nas Escolas”, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Promoção da Paz (Sepaz) em parceria com as Secretarias de Educação dos municípios.

O programa, desenvolvido pelo professor e idealizador João Roberto de Araújo, visa educar o aluno para o autoconhecimento e a convivência pacífica, trabalhando temas como bullying, respeito pelo outro com todas as diferenças, diálogo como fundamento da compreensão, entre outros. Para a concretização do trabalho, professores foram capacitados e sensibilizados para ministrar semanalmente o conteúdo da cultura de paz.

De acordo com o diretor de Educação Para a Paz nas Escolas da Sepaz, Fábio Rogério, os professores e alunos estão felizes, e transmitindo dentro de suas famílias práticas de boa convivência. “Os municípios estão realizando caminhada com os alunos, encontro com as famílias e palestras. Essa interação do aluno com a família é de suma importância para fortalecer a educação para a paz”, relatou.

No mês de maio, o governo do Estado entregou cerca de 10 mil livros didáticos direcionados a alunos de 1º e 2º ano, que servem para uma melhor compreensão da cultura de paz. “Esse método está dando certo aqui em Penedo. Todos estão empolgados e felizes com o resultado imediato. Antes, achávamos que não ia fazer muita diferença, mas agora podemos ver a grande melhora no município”, disse a coordenadora municipal, Juliana Santos. “Todas as escolas estão participando do Programa e fazendo uso do material didático”, completou.

O município de Boca da Mata, também é contemplado com o Programa, que, de acordo com a coordenadora Ana Maria da Silva, tem mudado a vida de muitas famílias. “Aqui, trabalhamos com todos os alunos. Os do 1º e 2º ano possuem os livros didáticos, mas os outros também trabalham a cultura de paz, fazendo projetos. Todas as quartas-feiras os professores dão aulas direcionadas a educação pela paz, e é um dia especial”, explicou. “O mais encantador desse Programa é ver a melhoria da violência dentro das famílias. Tem relatos de pais que eram violentos e melhoraram suas atitudes a partir dos filhos, que os ensinaram como agir. Algumas crianças eram agressivas, e também melhoraram o comportamento”, concluiu.

Para fazer o comparativo comportamental das crianças e adolescentes que participam do Programa, existe uma avaliação, aplicada pelos professores no início e no término do ano letivo. “Eles aplicam essa avaliação e observam se o aluno é agitado, tímido, violento, enfim, a personalidade dele. Durante o ano, esse aluno é trabalhado pra se tornar uma pessoa melhor”, explicou o Fábio Rogério.

Assessoria da Sepaz

Fonte: O Jornal Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário